Levantamento feito pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), aponta que o nível do rio Paraguai tem aumentado significativamente, atingindo a média de 130 cm na régua de Ladário.
Os sinais de recuperação são motivos para comemorar, após a pior seca registrada em 124 anos de mediação histórica. Em outubro do ano passado, o rio chegou a atingir o nível negativo de -69 cm, o mais baixo desde os monitoramentos iniciados em 1900.
O boletim diário de acompanhamento, divulgado pelo Imasul nesta quarta-feira, 22 de janeiro, aponta que o rio Paraguai está com 451 cm no régua de São Francisco, 130 cm em Ladário, 56 cm em Porto Esperança e 219 cm em Porto Murtinho.
O diretor-presidente do Imasul, André Borges, acredita que a recuperação é graças às chuvas mais recentes. "Apesar disso, precisamos manter a atenção, pois a estabilidade do Rio Paraguai ainda depende da regularidade das precipitações nos próximos meses”, afirmou.
O Imasul ressalta que a avaliação da navegabilidade do rio é uma atribuição da Marinha do Brasil, que segue acompanhando a situação. Porém, mesmo assim, o instituto monitora as condições hídricas em tempo real, que são disponibilizadas para toda população através do link https://www.imasul.ms.gov.br/sala-de-situacao/.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.