Menu
quarta, 18 de setembro de 2024
Governo - Juntos por elas - setembro
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Chuva trouxe alívio, mas não o suficiente para exterminar incêndios

16 setembro 2024 - 10h28Gesiane S. Lourenço

A chuva que atingiu várias partes de Mato Grosso do Sul (MS) neste final de semana, trouxe alívio e diminuição dos focos de incêndio. Porém, apesar das precipitações de chuva, os Bombeiros afirmam que é necessário manter alerta por parte das guarnições que estão em campo para que não haja risco de reignição dos focos. A temperatura sofrerá elevação gradativa ao longo da semana, podendo chegar a 41 graus principalmente em Coxim e região, Norte, Bolsão, Sudoeste e no Pantanal. A umidade relativa do ar será mais uma vez marcada por níveis baixíssimos, entre 10% e 30%, voltando a favorecer a propagação de incêndios.

De acordo com informações do último Boletim Diário da Operação Pantanal 2024, até a noite de ontem (15), equipes atuam realizando combate, rescaldo e monitoramento nas seguintes regiões:

  • No Paraguai Mirim, em Corumbá (MS), equipes realizam rescaldo e monitoramento nas áreas combatidas.
  • No Nabileque  (Corumbá/MS), operadores de maquinários receberam informações sobre a realização de aceiros e linhas de defesa. Os militares permanecem no local fazendo o monitoramento.
  • No Porto Índio (Corumbá/MS), Miranda e Aquidauana, as guarnições continuam no local realizando rescaldo e monitoramento.
  • Em São Gabriel do Oeste (MS) houve deslocamento até os dois pontos de focos ativos na região para efetuar combate ao incêndio florestal assim como nas fazendas vizinhas, localizadas no entorno da morraria.
  • Em Coxim (MS), militares foram empenhados na tarde de sábado (14) para combater incêndio em vegetação na região, intensificado pelas rajadas de ventos e vegetação desidratada, condições que fizeram com que o fogo se expandisse rapidamente. A equipe conseguiu fazer o controle do incêndio.
  • No Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (Naviraí/MS), as guarnições continuam realizando combate e monitoramento mesmo com a diminuição dos focos.

Outras regiões do estado permanecem com guarnições atuando no combate, prevenção e rescaldo. São elas: Porto Murtinho, Costa Rica, Albuquerque - Corumbá e Aparecida do Taboado. Regiões que seguem em monitoramento via satélite: Regiões do Paiaguás, Nioaque, Estrada Parque - Corumbá, Chapadão do Sul e Água Clara.

Atualmente, a Operação Pantanal possui um efetivo de 162 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul, alocados em diferentes cidades. A operação ainda conta com o apoio de 27 bombeiros do Rio Grande do Sul e Sergipe, 76 militares da Força Nacional de Segurança Pública. Além disso o reforço tem representantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea, polícias Federal e Militar de Mato Grosso do Sul, agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo. Na frota estão 46 veículos entre aeronaves, caminhões, caminhonetes e embarcações.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Boletim
Equipes combatem focos ativos em Aquidauana e no Paiaguás
Surpreendeu
"Falha" coloca rede social X no ar, parcialmente
Meio Ambiente
Recurso extraordinário para combater incêndios no Pantanal pode ser liberado em 24 horas
Programação
Trio Parada Dura é atração nacional do aniversário de 246 anos de Corumbá
Economia Nacional
Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo
Eleições 2024
TRE aceita recurso e Cazarin tem candidatura a vereador deferida por unanimidade
Internacional
Marinha do Brasil entrega cartas náuticas da Hidrovia Paraguai-Paraná à Armada Paraguaia
Segurança Pública
Mais 479 novos soldados da Polícia Militar são formados nesta quarta-feira, 18
Ação Humanitária
Ribeirinhos do Alto e Baixo Pantanal recebem missão com reforço no atendimento médico
Eleições 2024
"Falta ousadia para Corumbá", diz o candidato Delcídio do Amaral

Mais Lidas

Programação
Celebração dos 246 anos de Corumbá prossegue com Concerto Especial da Manoel Florêncio
Medida Protetiva
Idosa de Corumbá é expulsa de casa pela própria neta
Em Miranda
Macaco-prego nasce em meio às cinzas do Pantanal e recebe o nome de Fênix
Oportunidade
Campus do IFMS em Corumbá tem vaga para professor substituto com salário de até R$ 7 mil