Com medo dos carros em alta velocidade, um casal de onça-pintada foi visto se escondendo em um acostamento da BR-262, no trecho entre Miranda e Corumbá, na noite de domingo, 15 de dezembro. O vídeo foi gravado pelo doutorando em Ecologia e Preservação, Diego Viana, que pesquisa há mais de 10 anos sobre a espécie.
As imagens mostram o momento em que o casal está deitado e uma das onças se assusta com a velocidade de um carro. Após isso, os felinos tentam descansar, porém, parecem estar amedrontados.
Diego relata que passou cerca de 25 minutos observando as onças, enquanto isso, acionou o pisca-alerta do carro para chamar atenção dos motoristas. Em seguida, o pesquisador se deparou com aproximadamente 10 carros passando em alta velocidade, mesmo com a sinalização.
“Nenhum dos outros motoristas viram, o que aumenta o risco de atropelamentos e consequentemente acidentes também para os humanos na presença dessa espécie ameaçada de extinção que a gente pode ter o privilégio de encontrar no Pantanal”, cita o pesquisador.
Ainda, Diego ressalta que a BR-262 é uma das rodovias com mais atropelamentos da fauna do Brasil e que é necessário redobrar a atenção, principalmente no período da noite.
Rodovia mortal
BR-262 é cenário de altos índices de atropelamentos de capivaras, antas, tamanduás e até onças-pintadas. Um projeto desenvolvido pela ViaFaunas, em parceria com o Icas (Instituto de Conservação de Animais Silvestres), que busca mitigar as mortes dos animais pantaneiros, foi aprovado no dia 7 de novembro e será implementado pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.