Menu
sábado, 28 de dezembro de 2024
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Carteira nacional para pets chega a MS para facilitar controle e a proteção animal

27 dezembro 2024 - 12h08Lucas Castro, Comunicação Setesc

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), anuncia a implementação do RGA (Registro Geral Animal), uma iniciativa que busca melhorar a gestão da saúde e proteção dos animais no estado. A nova carteira nacional para pets será emitida gratuitamente por meio da plataforma Gov.br, substituindo o modelo anterior exigido pela Lei Estadual nº 2.990/2005, que determinava o registro em cartório mediante o pagamento de taxas.

Com a digitalização do processo, o cadastro de animais de estimação torna-se mais acessível, eliminando barreiras burocráticas e financeiras. Segundo Carlos Eduardo Rodrigues, titular da Suprova, a medida trará benefícios práticos. “O cadastro facilitará o controle de doenças e contribuirá para uma melhor gestão da saúde animal no estado, permitindo que as autoridades identifiquem rapidamente surtos de doenças e adotem medidas preventivas. Isso é fundamental em regiões onde a convivência com animais é intensa, ajudando a garantir a saúde pública”.

Além disso, o RGA será uma ferramenta importante no combate aos maus-tratos e ao abandono. Ao vincular os tutores aos seus animais por meio de um documento oficial, será possível rastrear casos de negligência com maior precisão. A iniciativa também permitirá que o estado obtenha dados mais detalhados sobre a população de cães e gatos, fortalecendo a formulação de políticas públicas voltadas ao bem-estar animal.

A substituição do registro cartorial pelo cadastro on-line atende a uma demanda antiga da sociedade e torna o processo mais inclusivo. “Com essa entrega do governo federal, conseguimos uma resposta mais eficaz, principalmente por ser um processo gratuito e acessível. A gratuidade do serviço é um avanço na história da proteção animal em Mato Grosso do Sul”, afirmou o superintendente.

Para o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, a implementação do RGA representa um marco na integração de políticas públicas voltadas à vida animal. “Esse projeto fortalece a nossa capacidade de proteger os animais e atuar de forma mais eficiente contra o abandono e os maus-tratos. Mato Grosso do Sul dá um passo importante ao aliar tecnologia e acessibilidade para garantir o bem-estar animal e a saúde pública”.

Para realizar o cadastro no RGA, os tutores devem acessar a plataforma Gov.br, preencher as informações necessárias e emitir a certidão digital.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Coletiva
Munir anuncia secretários e diz que vai abrir a "caixa preta" da prefeitura de Ladário
Publicado em Diário
Governo de MS limita o número de diárias para os servidores
No Lampião Aceso
Boliviano é preso com pasta base em ônibus clandestino que seguia para SP
Com bebê de colo
Três mulheres são flagradas com 30 kg de cocaína na BR 262
Brasil
Desemprego em novembro chega a 6,1%, o menor desde 2012
Estrada Parque
Chuva rompe desvio e MS 228 é interditada
Alternativa é seguir pela MS 184, no sentido Buraco das Piranhas
Nacional
Prévia da inflação oficial fecha ano em 4,71%
Confirmado
Corumbaense anuncia Charles de Almeida como técnico para o Estadual 2025
Piracema
PMA flagra dois homens em atividade de pesca ilegal no período de defeso
Operação Ano Novo
Rodovias federais terão fiscalização intensa até 1º de janeiro

Mais Lidas

Crime
Autores de duplo homicídio prestam depoimento e são liberados
Qual será?
Nome Feminino lidera preferência dos corumbaenses em 2024
Coletiva
Munir anuncia secretários e diz que vai abrir a "caixa preta" da prefeitura de Ladário
Oportunidade
UFMS abre inscrições para processo seletivo de Portador de Diploma