Menu
terça, 02 de julho de 2024
Governo - Detran MS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Carta aberta firma compromisso pela liberdade ao voto para trabalhadores de MS

29 junho 2024 - 09h16Gesiane S. Lourenço

Aconteceu nesta sexta-feira, 28 de junho, o Encontro de Direito Eleitoral promovido pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP-MS), com o apoio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, das Fundações e Eleitorais. Com participação do Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul (MPT-MS), o encontro foi realizado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em formato híbrido, com membros designados para atuar nas Eleições 2024 em todo o estado.

A abertura da solenidade foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, e teve a presença da procuradora-chefe do MPT-MS, Cândice Gabriela Arosio, e do procurador regional eleitoral de Mato Grosso do Sul, Luiz Gustavo Mantovani. O encontro destacou a necessidade de uma cooperação estreita entre as instituições para enfrentar práticas abusivas que atentem contra a liberdade de voto.

“O MPT-MS está vigilante e atuante para garantir que todos os trabalhadores possam exercer seu direito ao voto de maneira livre e sem qualquer tipo de coação ou assédio. A assinatura da Carta Aberta entre as instituições é um passo decisivo para combater o assédio eleitoral e assegurar um ambiente de trabalho digno e respeitoso. Estamos dedicados a investigar, denunciar e punir qualquer prática que atente contra a liberdade e a integridade do processo eleitoral, com o intuito de fortalecer, assim, os princípios democráticos que sustentam nossa sociedade”, observou Arosio.

Diretrizes da Carta Aberta

Durante o evento, foi assinada uma Carta Aberta entre o MPMS, MPT-MS e a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), documento este que reafirma o compromisso na defesa da democracia e da liberdade do voto. A carta destacou diversos pontos fundamentais:

  • Prevenção e punição: compromisso com a prevenção e punição de assédio eleitoral no trabalho para garantir a livre manifestação da vontade do eleitor. Neste processo democrático, todos devem exercer seu direito ao voto sem medo de represálias. Medidas preventivas, como campanhas educativas e treinamentos, aliadas a punições rigorosas, asseguram um ambiente de trabalho livre de influências indevidas, bem como mantém a integridade do processo eleitoral. Essas ações protegem os direitos dos trabalhadores e fortalecem a democracia para que o voto reflita a verdadeira vontade do cidadão.
  • Investigação e denúncia: foco na investigação, denúncia e repreensão de coação eleitoral no trabalho para combater práticas que comprometem a liberdade eleitoral. Canais seguros e anônimos para denúncias serão disponibilizados para encorajar vítimas e testemunhas a reportarem abusos sem medo de retaliação. Investigações, seguidas de ações punitivas, devem servir como dissuasores dos ilícitos.
  • Discursos de ódio: identificação e coibição de discursos de ódio e preconceituosos relacionados a opções políticas dos trabalhadores, inclusive nas redes sociais. Esses discursos violam a dignidade dos trabalhadores e criam um ambiente de medo e divisão, o que afeta negativamente o processo eleitoral.
  • Proteção dos direitos fundamentais: apuração rigorosa de condutas ofensivas aos direitos fundamentais dos trabalhadores e eleitores. Serão investigados casos de violação para proteger os direitos dos trabalhadores e a justiça social. A
  • Após a assinatura da carta, os participantes assistiram à palestra da coordenadora nacional da Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho) do MPT, Danielle Olivares Corrêa, que abordou o tema “Assédio Eleitoral no Ambiente do Trabalho e suas Consequências”, a fim de elucidar as complexidades e implicações legais desse tipo de assédio.

Confira a Carta Aberta na íntegra aqui.

*Informações do MPTMS e MPMS

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Área incendiada em 6 meses no Pantanal é quase tudo o que queimou em 2023
Evento
Amistoso da diversidade completa 20 anos com grande festa em Corumbá
Festa
Arraiá do Ernestinho acontece nesta sexta-feira (05), na Cidade Dom Bosco
Oportunidade
IFMS abre seleções para cursos gratuitos de especialização
Segunda vez
Corumbá é a única de MS à receber selo Abrinq de Prefeito Amigo da Criança
Entenda
Portabilidade do saldo devedor do cartão de crédito começa hoje
Educação
Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta segunda
Histórico
Há 30 anos, Plano Real derrubava hiperinflação e estabilizava economia
Aquidauana
Pantanal Tech encerra programação com bandeira da produção sustentável e tecnológica em MS
90 dias
Operação Pantanal completa 3 meses com atuação em diversas regiões do Pantanal

Mais Lidas

Evento
Amistoso da diversidade completa 20 anos com grande festa em Corumbá
Oportunidade
IFMS abre seleções para cursos gratuitos de especialização
90 dias
Operação Pantanal completa 3 meses com atuação em diversas regiões do Pantanal
Tempo
Julho começa com frio em MS e temperatura sobe ao longo da semana
Corumbá amanhece com 13°C e pode atingir a máxima de 26°C