Menu
quarta, 30 de outubro de 2024
Governo - Meu Detran - Outubro 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Geral

Carne estragada lidera apreensões do Procon em MS

29 outubro 2024 - 14h58Mylena Fraiha, CG News

As carnes bovina, suína, de frango e peixes são os alimentos mais apreendidos durante as fiscalizações do Procon-MS em açougues e supermercados de Mato Grosso do Sul. As infrações mais comuns incluem o armazenamento irregular das carnes e a ausência de boas práticas sanitárias nos locais de venda, como na área de exposição e nos próprios freezers. 

De janeiro a setembro deste ano, o Procon-MS fiscalizou 126 açougues e supermercados no Estado. Dessas fiscalizações, 98 ocorreram em Campo Grande e 28 em cidades do interior, como Corumbá, Naviraí, Maracaju e Ponta Porã.

O Procon-MS alerta que as proteínas animais são os principais itens descartados devido à má conservação e à falta de boas práticas sanitárias. Um exemplo dessa falta de boas práticas é a desorganização e a falta de limpeza nos ambientes de manipulação de carnes, que podem apresentar a presença de insetos e o armazenamento conjunto de carnes destinadas ao descarte e à venda. 

O órgão também destaca que, em muitos estabelecimentos, as carnes foram encontradas sem o registro da Vigilância Sanitária ou do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), documentos essenciais para garantir a segurança dos produtos. Em outros casos, os itens estavam armazenados sem informações, como a data de abertura da embalagem, o que dificulta o controle de validade. 

Além das carnes mal acondicionadas, a equipe do Procon-MS encontrou, em estabelecimentos do interior do Estado, alimentos industrializados fora do prazo de validade ou mantidos de forma irregular. Segundo o órgão, esses produtos incluem pacotes de balas, pirulitos, temperos, ervilhas enlatadas e sucos em pó. 

Em outros casos, a situação envolvia produtos impróprios para consumo, como no caso de um açougue em Itaporã,  onde foi constatada a presença de carunchos e até fezes de rato em produtos como massas de macarrão e pacotes de farinha, evidenciando a falta de boas práticas de higiene no local.

O Procon-MS também orienta que, além da validade dos produtos, os consumidores devem estar atentos às condições das embalagens. “O principal fiscal hoje é o próprio consumidor, que pode observar irregularidades e, se necessário, denunciar. Se a embalagem está rompida, já não é possível garantir a qualidade do produto. Portanto, é fundamental ficar atento às condições das embalagens e dos rótulos dos produtos”, destaca a assessoria do órgão.

Denúncia

O Procon-MS, vinculado à Sead (Secretaria Estadual de Assistência Social e dos Direitos Humanos), assegura o direito dos consumidores à proteção contra práticas perigosas para a saúde e segurança, conforme o CDC (Código de Defesa do Consumidor). Qualquer cidadão pode registrar uma denúncia por meio do telefone 151, do aplicativo MS Digital ou pelo site do Procon, por meio deste link. (www.procon.ms.gov.br).

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Desdobramentos
Tabeliã denunciou desembargadores ao CNJ por suposto favorecimento à advogada
Legislativo
Deputados aprovam amortização da previdência e aumento da contribuição patronal
20 anos de serviço
Prefeito eleito se solidariza com família de guarda civil municipal
Entretenimento
Novembro tem Festival Bikie Art com oficinas gratuitas em Corumbá
Internacional
Riedel apresenta potencialidades de MS para empresários e lideranças em Londres
Cidade Dom Bosco
Evento celebra formação de 44 jovens do Programa Aprendiz Adolescente em Corumbá
Começa domingo
Enem 2024: como diminuir a ansiedade às vésperas do exame
Vítima do trânsito
Guarda Municipal morre após colidir com carro em cruzamento de Corumbá
10 km
VI Corrida de Aventura reuniu 100 competidores no Parque Natural de Piraputangas
Fisco Nacional
Prazo para adesão ao programa Litígio Zero termina dia 31

Mais Lidas

Últimas 24h
Plantão dos Bombeiros registra óbito de paciente cardiopata no Popular Nova
Operação policial
Homem armado com facão é capturado no bairro Previsul
Indivíduo tentava roubar pessoas que passavam próximo a motel
Alerta climático
Corumbá e região está sob alerta de perigo potencial para chuvas intensas
União pela vida
Equipe médica voluntária viaja para Serra do Amolar