Menu
sábado, 23 de novembro de 2024
Câmara de Corumbá - Novembro Azul 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Capacitação preparara profissionais para mediar conflitos nas escolas de Corumbá e Ladário

17 setembro 2024 - 12h04Gesiane S. Lourenço

Os municípios de Corumbá e Ladário acabaram de obter a formação de 60 facilitadores em Justiça Restaurativa no âmbito das redes Estadual e Municipal de Educação. O treinamento está sendo relaizado a partir de convênio entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude, e a Secretaria Estadual de Educação.

Por meio das práticas restaurativas, como o Círculo de Construção de Paz, os facilitadores buscam difundir aos participantes preceitos de empatia e autorresponsabilidade, essenciais para a boa convivência social, além de contribuir na conscientização quanto à importância do ambiente escolar para o desenvolvimento pessoal e coletivo. 

Para fomentar as práticas, o juiz da 1ª Vara Cível e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em Corumbá, Maurício Miglioranzi, tem participado dos círculos junto às escolas. A estimativa é de que sejam promovidos pelo menos 100 círculos de construção de paz neste segundo semestre, além de uma premiação às escolas que realizarem o maior número de atividades de incentivo à Justiça Restaurativa.

O objetivo é que todas as escolas da região contem com facilitadores formados e possuam uma ferramenta adicional de formação dos alunos para contribuir não apenas no âmbito escolar, mas também dentro das próprias famílias. A iniciativa também visa incentivar o verdadeiro diálogo e a capacidade de escuta.

Para a coordenadora Regional de Educação, Patrícia Acioly, a realização destas ações nas escolas é uma importante ferramenta que estimula a reflexão dos estudantes sobre seus atos, além de fortalecer o senso de pertencimento dos alunos ao ambiente escolar. 

De acordo com a psicóloga Valquiria Rédua da Silva, instrutora de Práticas Restaurativas, os espaços de diálogos oportunizados aos estudantes são fundamentais para o enfrentamento de situações de violência nas escolas e para a facilitação de processos reflexivos e dialógicos em ambientes escolares e na sociedade de uma maneira geral, tanto no aspecto individual como na esfera coletiva.

“Precisamos buscar soluções que superem as relações violentas e desumanizadoras e que se estabeleçam através do diálogo e de práticas educativas”, destaca a psicóloga. 

Saiba mais

Práticas restaurativas são métodos alternativos à justiça tradicional que buscam solucionar conflitos por meio da colaboração e do diálogo entre as partes envolvidas. Esses métodos abrangem uma variedade de temáticas - como respeito, valores e combate ao bullying - e são frequentemente aplicados em ambientes escolares para estabelecer acordos em sala de aula e promover projetos de vida.

Além disso, círculos restaurativos são utilizados para abordar questões específicas, como comportamentos autolesivos, proporcionando uma abordagem mais inclusiva e empática para a resolução de problemas. *Com informações do TJMS.

 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Futebol
Presidente interino da FFMS projeta Campeonato Estadual 2025 com formato inovador
Reconhecimento
Edital premia mestres dos saberes da cultura popular tradicional de MS
Meio Ambiente
Justiça proíbe plantio de soja transgênica no entorno da Serra de Bodoquena
Prejuízo
Clientes da 123 Milhas tem até terça para conferir lista de indenização
Resultado
Bitto Pereira se reelege para mais três anos à frente da OAB/MS
Utilidade Pública
Dois bairros de Corumbá sofrem com a falta de água neste sábado
Destaque
Fundesporte publica lista definitiva de indicados ao prêmio de melhores do esporte de MS
Corte de Gastos
Governo federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Em 27 Capitais
TSE Unificado: divulgados horários das provas em 8 de dezembro
Âmbito Nacional
Nova fase da Operação Mute intensifica combate à comunicação ilícita nos presídios de MS

Mais Lidas

Atualização
Homem esfaqueado andava nu pelo bairro Ceac em Ladário
Últimas 24h
Captura de cobras e socorro à rapaz esfaqueado são destaques no plantão
Capacitação
Iniciada etapa no Pantanal de curso com especialistas em conservação da Natureza
Meio Ambiente
Luta entre jacaré e sucuri vence concurso mundial de fotografia