Menu
quinta, 19 de setembro de 2024
Governo - Juntos por elas - setembro
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Capacitação preparara profissionais para mediar conflitos nas escolas de Corumbá e Ladário

17 setembro 2024 - 12h04Gesiane S. Lourenço

Os municípios de Corumbá e Ladário acabaram de obter a formação de 60 facilitadores em Justiça Restaurativa no âmbito das redes Estadual e Municipal de Educação. O treinamento está sendo relaizado a partir de convênio entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude, e a Secretaria Estadual de Educação.

Por meio das práticas restaurativas, como o Círculo de Construção de Paz, os facilitadores buscam difundir aos participantes preceitos de empatia e autorresponsabilidade, essenciais para a boa convivência social, além de contribuir na conscientização quanto à importância do ambiente escolar para o desenvolvimento pessoal e coletivo. 

Para fomentar as práticas, o juiz da 1ª Vara Cível e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em Corumbá, Maurício Miglioranzi, tem participado dos círculos junto às escolas. A estimativa é de que sejam promovidos pelo menos 100 círculos de construção de paz neste segundo semestre, além de uma premiação às escolas que realizarem o maior número de atividades de incentivo à Justiça Restaurativa.

O objetivo é que todas as escolas da região contem com facilitadores formados e possuam uma ferramenta adicional de formação dos alunos para contribuir não apenas no âmbito escolar, mas também dentro das próprias famílias. A iniciativa também visa incentivar o verdadeiro diálogo e a capacidade de escuta.

Para a coordenadora Regional de Educação, Patrícia Acioly, a realização destas ações nas escolas é uma importante ferramenta que estimula a reflexão dos estudantes sobre seus atos, além de fortalecer o senso de pertencimento dos alunos ao ambiente escolar. 

De acordo com a psicóloga Valquiria Rédua da Silva, instrutora de Práticas Restaurativas, os espaços de diálogos oportunizados aos estudantes são fundamentais para o enfrentamento de situações de violência nas escolas e para a facilitação de processos reflexivos e dialógicos em ambientes escolares e na sociedade de uma maneira geral, tanto no aspecto individual como na esfera coletiva.

“Precisamos buscar soluções que superem as relações violentas e desumanizadoras e que se estabeleçam através do diálogo e de práticas educativas”, destaca a psicóloga. 

Saiba mais

Práticas restaurativas são métodos alternativos à justiça tradicional que buscam solucionar conflitos por meio da colaboração e do diálogo entre as partes envolvidas. Esses métodos abrangem uma variedade de temáticas - como respeito, valores e combate ao bullying - e são frequentemente aplicados em ambientes escolares para estabelecer acordos em sala de aula e promover projetos de vida.

Além disso, círculos restaurativos são utilizados para abordar questões específicas, como comportamentos autolesivos, proporcionando uma abordagem mais inclusiva e empática para a resolução de problemas. *Com informações do TJMS.

 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Boletim
Equipes combatem focos ativos em Aquidauana e no Paiaguás
Surpreendeu
"Falha" coloca rede social X no ar, parcialmente
Meio Ambiente
Recurso extraordinário para combater incêndios no Pantanal pode ser liberado em 24 horas
Programação
Trio Parada Dura é atração nacional do aniversário de 246 anos de Corumbá
Economia Nacional
Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo
Eleições 2024
TRE aceita recurso e Cazarin tem candidatura a vereador deferida por unanimidade
Internacional
Marinha do Brasil entrega cartas náuticas da Hidrovia Paraguai-Paraná à Armada Paraguaia
Segurança Pública
Mais 479 novos soldados da Polícia Militar são formados nesta quarta-feira, 18
Ação Humanitária
Ribeirinhos do Alto e Baixo Pantanal recebem missão com reforço no atendimento médico
Eleições 2024
"Falta ousadia para Corumbá", diz o candidato Delcídio do Amaral

Mais Lidas

Programação
Celebração dos 246 anos de Corumbá prossegue com Concerto Especial da Manoel Florêncio
Medida Protetiva
Idosa de Corumbá é expulsa de casa pela própria neta
Durante a noite
Feto é encontrado por gari em meio ao lixo em Corumbá
Tráfico de Drogas
Mulher é presa transportando supermaconha de Corumbá para Londrina
A abordagem ocorreu no KM 706 da BR 262. Ela levava a droga pesa a barriga, panturrilha e tornozelo