Na próxima segunda-feira, 19 de setembro a Secretaria de Saúde dará inicio em Ladário a campanha Nacional de “multivacinação”. Tendo o dia 24 como dia de divulgação e mobilização nacional seguindo o calendário vacinal até o dia 30 de setembro.
Neste ano, além das crianças menores de cinco anos, também serão alvo desta estratégia as crianças de nove anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias).
De acordo com a enfermeira e coordenadora da campanha no município, Ingrith Raphaelle, “Esse grupo tem uma maior resistência a se vacinar e muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os seus filhos nesta faixa etária. No entanto, com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação nos últimos anos, muitas vacinas necessitam ter doses de reforço nesta faixa etária ou passaram a ser incluídas no Calendário, como é o caso da vacina HPV para as menina”.
As vacinas disponíveis durante a campanha que é nacional serão a Hepatite A; VIP(poliomelite inativada) ; Vacina Oral Poliomielite Bivalente (VOP); Rotavírus; Meningocócia C; HPV; Pneumo 10; Febre Amarela; Pentavalente; Tetraviral; Dupla adulto; DTP; Tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada).
Do dia 19 ao dia 23 e 25 a 30, as vacinas serão aplicadas na Unidade Mista, localizada no Centro na Rua Cunha Couto e na Estratégia de Saúde da Família João Fernandes, situada na Rua Riachuelo, Bairro Alta Floresta. O horário de atendimento será das 07h30 às 10h30.
Em Ladário, no dia 24 de setembro, o ‘Dia D’, as doses estarão disponíveis nas Estratégias de Saúde da Família ESF João Fernandes, ESF Almirante Tamandaré, ESF Erico Valle e Unidade Mista de Saúde. Todos no horário de 8h às 17 horas. Para vacinar é necessário que os responsáveis levem a caderneta de vacinação e os documentos pessoais do adulto e do menor.
Ainda conforme informações da coordenadora da campanha no município, a atualização da carteira de vacinação é essencial para a saúde, “a conscientização dos pais em levar seus filhos para vacinar é muito importante, pois é através do gesto deles que podemos nos prevenir de diversas doenças e a vacina ainda é a melhor forma de prevenção”, afirmou.