Campanha da Fraternidade debate saneamento básico, e conta com parceria da Sanesul
13 fevereiro 2016 - 13h51Redação
Ciente da relevância do saneamento para a saúde e o desenvolvimento socioeconômico da população, a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 vai debater sobre o direito de todas as pessoas ao saneamento básico, além de discutir políticas públicas e ações que garantam a integridade e o futuro do meio ambiente. Neste sentido, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) é parceira deste debate.
Para tanto, a diretoria, os gerentes regionais, supervisores e demais funcionários da Sanesul, visando aprofundar o debate e difundir os índices de abastecimento de água e esgotamento sanitário, estão contribuindo as dioceses e paróquias nas localidades onde a Empresa atua, fornecendo informações e explicando sobre saneamento.
"Participei na quarta-feira (10) da abertura oficial na Catedral de Naviraí, junto com o supervisor Unilson Moralles, Roberto Lameiro, Guisela Karnopp, Gisele Freitas e Julio César. Também fizemos uma reunião com diversas entidades na diocese, entre elas a Defensoria Pública e Gerência Municipal de Meio Ambiente, para definir como cada uma iria colaborar com a Campanha. Definimos ações no Dia da Água, Dia Mundial do Meio Ambiente, e vamos nos reunir novamente para apresentar o material de divulgação que vamos utilizar durante as ações", explicou o gerente regional de Naviraí, Paulo Nepomuceno.
Para o gerente regional, a participação da Sanesul em campanhas deste tipo ampliam o contato entre a Empresa e a população e faz com que a Empresa possa aumentar a contribuição na defesa do meio ambiente e na busca pela universalização e qualidade dos serviços prestados.
Já em Iguatemi, a atendente comercial da Sanesul, Alessandra Hiromi ministrou palestra para 70 catequistas do município, no Salão Paroquial da Igreja Católica de Iguatemi. "Foi bem bacana, eu coordeno a catequese na cidade, então aproveitei a oportunidade para falar sobre a importância do saneamento básico, e fazer as pessoas despertaram o interesse para o tema, principalmente porque temos muito problema de pessoas com dengue. Conversamos sobre o lixo que cada um produz, e nos comprometemos a tomar medidas concretas para diminuir a produção de lixo, como não utilizar copos descartáveis, por exemplo", explicou Alessandra.
O bispo Dom Antonino Migliore, da Mitra Diocesana de Coxim destacou em carta enviada ao gerente regional da Sanesul, Leocir Miranda, o espírito de colaboração da Empresa e seus funcionários com a Campanha, "no tocante ao rápido atendimento à solicitação e posterior encaminhamento de relatório detalhado do sistema e dos serviços de saneamento básico dos municípios pertencentes à região norte do Estado de Mato Grosso do Sul".
O mesmo já foi realizado em Três Lagoas e Nova Andradina, onde os gerentes regionais Gilmar Tabone e Jair Ribeiro também repassaram informações sobre o saneamento de suas regiões de atuação para a comunidade católica das localidades.
Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016
Lançada na última quarta-feira (10) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), a campanha tem o objetivo de alertar sobre o direito de todas as pessoas ao saneamento básico e debater políticas públicas e ações que garantam a integridade e o futuro do meio ambiente. Com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, a campanha também vai tratar do desenvolvimento, da saúde integral e da qualidade de vida dos cidadãos.
A Campanha da Fraternidade é realizada no Brasil desde 1963, e esta é a quarta vez que é lançada pela CNBB junto com o Conic - as outras ocorreram em 2000, 2005 e 2010. Dentro da programação da campanha, no próximo dia 15 de fevereiro haverá uma audiência pública no Congresso Nacional sobre o tema.