O Brasil se tornou um dos principais destinos mundiais de eventos relacionados ao mercado de jogos online. O sucesso do segmento de games brasileiro se deve ao alto engajamento dos jogadores e à posição estratégica do país para as empresas da América Latina.
Além disso, as projeções para o mercado brasileiro de jogos mostram que esse setor não dá sinais de retração. Um dos incentivos para o segmento seguir altamente aquecido no Brasil é a realização de eventos, os quais ajudam a movimentar ainda mais a indústria e estimular vendas dos desenvolvedores.
Mercado altamente engajado
Com mais de 200 milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem uma base de jogadores impressionante. A Pesquisa Games Brasil revelou que cerca de 70% da população joga online, o que representa aproximadamente 140 milhões de jogadores.
Entre os títulos mais populares estão jogos de estratégia como Counter-Strike, além de opções como o jogo online Fortune Tiger, que oferece uma outra experiência de entretenimento. O interessante é que esses dois jogos mostram como o jogador brasileiro possui um interesse bem variado.
De um lado, o jogador tem o famoso jogo do tigrinho, com jogabilidade simples, mecânica baseada em gerador de números aleatórios e uma temática inspirada na mitologia oriental. Do outro, o popular Counter-Strike apresenta uma experiência tridimensional imersiva e trabalha com estratégia em mapas visando vencer o time adversário.
No universo dos eSports, segmento do Counter-Strike, o número de jogadores é impressionante, especialmente nas transmissões ao vivo em plataformas como Twitch e YouTube. Esse interesse foi tão significativo que, em apenas um ano, mais de 2 bilhões de horas de conteúdo foram assistidas em eventos de esportes eletrônicos.
Segundo uma pesquisa da Games Brasil, dedicada aos eSports, 38% dos jogadores que praticam esportes eletrônicos o fazem diariamente. Esses dados não apenas destacam a popularidade crescente dessa modalidade, mas também reforçam o alto nível de participação e dedicação do público brasileiro a esse tipo de entretenimento.
Números promissores para os próximos anos
Nos últimos anos, o Brasil ultrapassou o México em receita no mercado de videogames. Dados da PwC Brasil indicam que o segmento deve crescer mais de 5% nos próximos anos, com expectativa de alcançar US$ 40 bilhões em receitas. No entanto, o mercado apresenta alta volatilidade, o que exige que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças tecnológicas e comportamentais dos consumidores.
O investimento em personalização e inteligência artificial tem sido uma das principais apostas das empresas do setor. Além disso, os eventos de jogos no Brasil têm atraído cada vez mais atenção, consolidando o país como um hub para a indústria de games na América Latina.
Eventos são essenciais para o futuro do setor
Os eventos que promovem a interconectividade entre pessoas do mesmo segmento são uma estratégia utilizada para estimular diferentes mercados. Congressos, workshops e outras iniciativas são utilizadas com frequência.
No caso dos jogos, o Brasil tem sido um dos destinos das empresas que procuram promover suas marcas em território nacional. O elevado engajamento dos jogadores e os números promissores servem de base para que mais negócios tenham interesse no mercado brasileiro.
Se as tendências atuais se mantiverem, o mercado brasileiro de jogos deve crescer ainda mais, superando as expectativas de especialistas em receita e engajamento. Com um público tão engajado e números tão promissores, o Brasil está pronto para se tornar um dos principais destinos globais para eventos de jogos nos próximos anos.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Audiência Pública da hidrovia do Paraguai obteve 25 contribuições presenciais e on-line

Fundação da Cultura de Corumbá funciona em novo endereço

Entidades privadas fazem primeiras doações ao Fundo Clima Pantanal

Dia D Fiat agita Corumbá neste sábado com ofertas e atendimento especial

Afroturismo dá visibilidade para ancestralidade negra de Corumbá

Livro de Sylma Lima, "O céu dentro de mim" já está à venda pela Amazon

Internas do presídio de Corumbá realizam curso de Confecção de Bonecas e Peças de Pano
