De acordo com informações do boletim diário da Operação Pantanal 2024, divulgado pelo Corpo de Bombeiros, até o final da noite deste domingo, 01 de setembro, Mato Grosso do Sul enfrenta incêndios ativos em quatro municípios. Em Miranda, Aquidauana, São Gabriel do Oeste e em Costa Rica.
Em Miranda (MS), na região de Betione, a extinção do incêndio tem sido dificultada devido às condições climáticas locais. Em Aquidauana (MS), existem três focos de incêndio ativos na região do Rio Negro, onde estão empenhadas três guarnições. Em São Gabriel do Oeste (MS), novos focos de incêndio surgiram na região na manhã de sábado, 31 de agosto. Os militares controlaram o avanço das chamas na MS 430, contiveram o fogo e fizeram a proteção da área. No domingo, 01 de setembro, surgiu um novo foco a 2 km do local em que a equipe já havia atuado. A equipe iniciou o combate direto e segue atuando na área. Em Costa Rica (MS), na região do Parque Estadual das Nascentes do Taquari, um foco de incêndio na área leste do parque teve inicio neste domingo.
Regiões no entorno de Corumbá (MS) estão em monitoramento. São elas: Passo do Lontra, Porto da Manga, Forte Coimbra, Porto Esperança, e Albuquerque. No Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Naviraí e na região de Coxim, foi realizado o rescaldo nos pontos quentes dentro das áreas queimadas.
Ainda em Corumbá (MS), focos de incêndio que iniciaram na Bolívia, expandiram para o território de Mato Grosso do Sul, se aproximando da Serra do Amolar, que está sob monitoramento. Focos foram identificados na região da ilha do Nabileque, onde um sobrevoo com a aeronave da Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez o reconhecimento da área e verificação de oportunidade para um possível combate.
Região de Salobra, em Miranda (MS), equipes estão monitorando a região a fim de salvaguardar os ribeirinhos moradores do entorno. Em Porto Murtinho (MS), os focos de incêndio identificados na região da serra e ao norte da comunidade indígena Kadiwéu foram controlados. Equipes do IBAMA estão responsáveis pelas ações no interior da comunidade indígena.
Em Terenos (MS), existe um foco persistente próximo à Ponte do Grego, que está sendo controlado por uma Guarnição. Na região de Paranaíba (MS), focos de incêndio no entorno do município, nas regiões de Velhacaria, Coqueiros, Figueira e rodovia MS 112 foram combatidos por duas Guarnições.
Condições climáticas
A região do Pantanal sul-mato-grossense enfrenta condições climáticas que potencializam o risco de incêndios florestais. A previsão para os próximos dias é de estiagem, baixa umidade relativa do ar e temperaturas elevadas. Diante deste cenário, as equipes mantêm as ações de vistoria nos pontos atingidos e também nas regiões onde estão instaladas as bases avançadas. As temperaturas na região estão em condições extremas, marcando uma máxima de 36°C ao norte do estado. O vento está variando na direção sul/sudeste, com rajadas em torno dos 37 km/h. A umidade relativa do ar se manteve registrando 10% na região norte do estado.
Área queimada
Desde o começo deste ano até 27 de agosto, a área queimada no Pantanal de Mato Grosso do Sul chega a 1.779.075 hectares, o que representa aumento de 148,7% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram queimados 715,4 mil hectares - considerada até então, a pior temporada de incêndios no Pantanal de MS. Os números são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos

Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário



Há focos ativos em Miranda, Aquidauana, São Gabriel do Oeste e Costa Rica. Em várias outras regiões do estado, os Bombeiros seguem realizando monitoramento. (Foto: Divulgação/SOS Pantanal)


