Menu
domingo, 22 de dezembro de 2024
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Bombeiros alertam população sobre enxameamento de abelhas em Corumbá

21 junho 2016 - 11h29Sylma Lima

De acordo com estudiosos o período de enxameamento é de Outubro até Março, mas você sabe o que é isso? É a saída de um grupo de abelhas operárias acompanhando uma rainha e levando suprimento de mel para a construção dos favos e para a sua alimentação. O Cabo Bombeiro Carlos Alberto Gomes Correia da Costa explicou ao Capital do Pantanal, que em conversa com pesquisadores da Embrapa Pantanal, eles confirmaram a ocorrência do fenômeno, considerado natural, em Corumbá, “as abelhas estão migrando do Pantanal para o perímetro urbano devido a cheia e tempo frio. Elas saem a procura da floração das mangueiras e outras espécies que estão florando nesta época.

"As abelhas buscam alojamento em árvores, postes e outros locais, então alertamos a população a não tentar fazer a retirada do mel, não colocar fogo e chamar os bombeiros para fazer esse serviço”, disse também que há grande incidências de marimbondos principalmente na parte central, onde há maior proximidade com o rio, “o ideal é acionar o 193 para que possamos fazer uma vistoria”. Carlos Alberto lembrou que a enxameação não deve ser confundida com emigração, que ocorre quando todas as abelhas abandonam sua colmeia, deixando-a totalmente vazia. Os enxames primários, em geral, pousam perto da colmeia e em galhos baixos, porque a rainha, que estava em postura, é pesada e não pode fazer vôos longos. Já os enxames secundários e terciários, voam para longe e pousam geralmente em galhos mais altos. Como o homem vem ocupando todos os espaços, os animais silvestres buscam refúgio em áreas urbanas.

Causas da enxameação

Entre elas foi destacado: a falta de espaço para postura ou para armazenar o mel e pólen; instinto de expansão geográfica; instinto de reprodução; escassez de alimentos; tendência para enxamear; falta de ventilação; temperatura elevada; muita umidade dentro da colmeia; rainha velha, com pouca produção da “substância real”, que une as abelhas; raça (africanas enxameiam mais do que as italianas) e o excesso de zangões que comem quatro vezes mais que as operárias, o que causa a falta de alimento na colmeia.

Alerta

O bombeiro disse que está capturando uma média de cinco cobras por semana e algumas venenosas, “a expansão e o crescimento da cidade tem ocupado o espaço dos animais que tentam se defender” . Corumbá não possui centro de reabilitação de animal silvestre (Cras), por isso os animais saudáveis são devolvidos à natureza e os doentes a Policia Militar Ambiental. Outro caso que tem chamado a atenção é o de afogamentos no rio Paraguai, “ocorreram três casos em um mês e estamos no inverno, sendo que no verão esse índice aumenta”, ressaltou que o rio é traiçoeiro e quem não tem técnica não deve se aventurar a tentar salvar uma pessoa em situação de afogamento.


 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Internacional
Governo Federal anuncia identidade visual do Brics 2025
Horário Reduzido
Expediente bancário tem alterações neste final de ano
Mais disciplina
Proibição de celulares nas escolas de MS deve começar em 2025
Lacunas no elenco
A menos de 30 dias do Estadual, Corumbaense ainda não tem técnico
Rconhecimento
Filme inspirado em Manoel de Barros é premiado na semana de seu aniversário
Ranking
UFMS está entre as 100 universidades mais sustentáveis da América Latina e do mundo
Mudança de Estação
Verão começa hoje e previsão é de menos chuvas na maior parte do país
Pela Educação
Justiça homologa acordo histórico sobre reconhecimento de danos do racismo no Brasil
Decisão representa um avanço significativo na reparação histórica e no combate às desigualdades raciais no país
Fim de Ano
Unidades do Sebrae entram em recesso e retomam atendimento presencial em 6 de janeiro
Fronteira
Boliviano é flagrado com cápsulas de cocaína no corpo

Mais Lidas

Programação
Evento reúne 15 brechós neste fim de semana em Corumbá
Roupas e acessórios de marca ou populares estarão disponíveis para quem ama "garimpar"
Últimas 24h
Acidentes entre carro e moto são destaques no plantão dos Bombeiros
Em Corumbá
Inscrição no Programa "Famílias Acolhedoras" é prorrogado até 31 de dezembro
Vagas em Corumbá
IFMS abre 250 vagas para especializações gratuitas e presenciais