No âmbito da Operação “Fronteira Sul”, conduzida pela Marinha do Brasil na região compreendida entre as cidades de Ladário, Corumbá e Porto Murtinho, a Banda de Música do Comando do 6° Distrito Naval trouxe alegria a adultos e crianças do município de Porto Murtinho e a moradores da região paraguaia de Porto Peralta, por meio de apresentações, realizadas do dia 8 ao dia 15 de outubro, em diversos locais da cidade.
A Banda de Música tocou e encantou os corações dos idosos, crianças familiares e funcionários do Lar do Idoso “São Vicente de Paula”, na “Casa Lar para crianças” e também realizou Workshop/Oficina com alunos da Banda de Música da Prefeitura de Porto Murtinho, além de duas apresentações no Teatro de Arena “Astério da Conceição”, com a presença expressiva da população.
Durante o período de permanência da Banda na cidade, a população pôde apreciar diversos sucessos da música brasileira, canções militares, conhecer os instrumentos e descobrir um pouco mais da carreira na Marinha do Brasil. Foi possível, por meio da música, irradiar não apenas o espírito cívico e o patriotismo, mas, sobretudo, otimismo e amor ao próximo.
A emoção tomou conta de todos, principalmente no Lar do Idoso “São Vicente de Paula” e na “Casa Lar para Crianças”. O olhar atento e o sorriso estampado em cada rosto marcou os músicos e criou uma atmosfera de motivação que a todos contagiou.
Finalmente, as apresentações da Banda de Música, que fizeram parte do aspecto social da Operação “Fronteira Sul”, utilizou a música com intuito de trazer entretenimento, esperança e alegria à população, contribuindo para elevar a autoestima, além fomentar o desenvolvimento da educação musical de muitas crianças que puderam ver e tocar com a Banda da Marinha.