Menu
sexta, 18 de outubro de 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Geral

Avançam as discussões para implantação do Corredor Ferroviário Bioceânico

O corredor bioceânico vai ligar Corumbá até Antofagasta, no Chile, através da Bolívia e Argentina

06 outubro 2022 - 10h25Assessoria/PMC

Novas discussões referentes à viabilidade do acesso ferroviário ao corredor bioceânico ligando Corumbá até Antofagasta (Chile), através da Bolívia e Argentina, estão acontecendo em Brasília. Por orientação do prefeito Marcelo Iunes, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, discutiu o assunto com a direção da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) na quarta-feira (5).

“Tivemos essa reunião com o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, onde discutimos aumento do fluxo de cargas na ferrovia (Malha Oeste). É mais um passo para, efetivamente, colocarmos em prática o Corredor Ferroviário Bioceânico”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Corumbá. A viabilidade do corredor ferroviário também foi apresentada à Superintendência de Transportes Ferroviários e Gerência de Regulação do Transporte Ferroviário. O ministro João Carlos Parkinson de Castro, do Ministério das Relações Exteriores, participou do encontro.

Ainda na reunião com a ANTT foi tratado o acesso da Ferroviária Oriental S.A (da Bolívia) às dependências dos depósitos alfandegados da Granel Química e Transaço. A iniciativa aumentaria em cinco vezes, aproximadamente, a capacidade de transporte que a empresa boliviana opera tanto em importação quanto exportação.

“É mais um passo para aumentar a capacidade e facilitar o acesso da Ferroviária Oriental ao território brasileiro e, com isso, elevamos a capacidade de carga em cinco vezes o que ela transporta hoje, passando de 300 mil toneladas para 1,5 milhão de toneladas na importação e exportação”, completou Cássio. O vereador Manoel Rodrigues também participou da reunião.

Ao destacar a reunião com a ANTT como positiva para a continuidade do processo de viabilização do acesso ferroviário do Brasil ao oceano pacífico, o chefe do Executivo Municipal reforçou que a operação do Corredor Ferroviário Bioceânico colocará Corumbá como centro logístico do continente, uma vez que a Malha Oeste é vital para escoamento da produção usando conexão com os oceanos Atlântico e Pacífico.

“A partir do momento da implantação da Rota Bioceânica, ligando o Mato Grosso do Sul aos portos do Pacífico, vamos ter uma mudança de posicionamento geopolítico do estado. Mato Grosso do Sul passa a ser, dentro do centro da América do Sul, um potencial hub logístico para as exportações para os países asiáticos”, afirmou o prefeito. “Esse é um trabalho que estamos realizando desde 2018”, enfatizou Marcelo Iunes. Corumbá integra o grupo de trabalho que debate a viabilidade do acesso ferroviário e a questão da multimodalidade para a movimentação de cargas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em ônibus
Casal e menor de idade são presos por tráfico de cocaína em Corumbá
Saúde da Mulher
Unidades de Saúde de Corumbá promovem ações em apoio ao Outubro Rosa
Investimento
MS recebeu 2024 mais de R$ 9,56 milhões para transporte de estudantes de áreas rurais
Economia
Exportação de industrializados alcançou em setembro o melhor resultado em toda a série história
Operação RFB
Boliviano é preso com cápsulas de cocaína nos sapatos e no estômago
Meio Ambiente
Estado vai testar produtos que serão usados no combate aos incêndios florestais
Em andamento
Legislativo corumbaense foi o primeiro do MS a aderir programa de sustentabilidade
Falsa Promessa
BC alerta sobre golpistas que prometem resgate de recursos esquecidos
Seguia para Capital
Mulher de 20 anos é presa com 16kg de maconha na mala
Nova área verde
Projeto de sustentabilidade dá novo uso ao chafariz da Câmara de Corumbá

Mais Lidas

Na Capital
Mulher raspa cabeça, finge câncer e dá golpe de R$ 40 mil na própria família
Paralisação Nacional
Trabalhadores distribuem mandioca para chamar atenção por acordo coletivo com a Embrapa
Prazo final
Clientes de bancos têm até esta quarta para sacar valores esquecidos
Cidade
Furto de fiação elétrica deixa posto de saúde do Popular Velha sem atendimento