Menu
sexta, 24 de janeiro de 2025
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Autoridades discutem proteção de crianças e adolescentes no Carnaval de Corumbá

Encontro reuniu representantes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além das forças de segurança e órgãos como o Conselho Tutelar e o CRAS

24 janeiro 2025 - 09h27Redação do Capital do Pantanal

O objetivo é criar um plano de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, desenvolvido de forma integrada entre os mais diferentes segmentos da sociedade, para ser colocado em prática já durante o carnaval de 2025.

O passo inicial foi dado na manhã desta quinta-feira, 23 de janeiro, na Câmara Municipal de Corumbá, durante uma reunião com representantes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo; das forças de segurança pública e órgãos que desenvolvem trabalhos de prevenção e combate  a esse tipo de crime, como o Conselho Tutelar e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social.

A pauta foi proposta pelo vereador Edinaldo Neves que, em um primeiro momento, visualiza uma ação de forma planejada, envolvendo os mais diferentes atores, já durante o período carnavalesco.

“Precisamos atuar de forma conjunta para combater crimes que atingem as nossas crianças e adolescentes, já agora, durante o carnaval”, ressaltou. Conforme o vereador, o plano tem que ser pensado, elaborado e colocado em prática de forma planejada e integrada, com participação das forças de segurança, polícias Militar, Civil e da Guarda Municipal; do Poder Judiciário; Poder Executivo, Legislativo, “de todos os organismos que desenvolvem ações de combate à exploração contra crianças e adolescentes em nossa cidade”, continuou.

A iniciativa do vereador, que é policial militar da reserva, foi elogiada pelas autoridades presentes, como o juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Corumbá, Maurício Cleber Miglioranzi Santos, titular da Vara da Infância e Juventude de Corumbá.

Disse ser importante ouvir todos que atuam nas ações de prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes, inclusive articulando informações, mapeando a cidade, e que isso será possível a partir de um trabalho integrado. Disse ainda que as campanhas são importantes e que é preciso inserir também os setores da educação e assistência social, inclusive da imprensa, como forma de pulverizar informações, e que a população utilize os canais disponíveis para denúncias.

Participaram da reunião o primeiro tenente Gilson dos Santos, representando o 6º Batalhão de Polícia Militar de MS; delegado regional de Polícia Civil Fabrício Dias dos Santos; o secretário municipal de Segurança Pública, Fernando Jorge Castro de Lucena; além de representantes do CREAS, do Conselho Tutelar e outras autoridades.

Uma nova reunião já está sendo agendada e a expectativa é que, durante nesse segundo encontro, seja estabelecido um cronograma de trabalho integrado, com as ações sendo desencadeadas de forma imediata.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Transparência
Programa realiza visitas guiadas à Aduana de Corumbá
Patrimônio
Guarda Civil de Ladário recupera tampas de lixeiras furtadas
Carnaval 2025
Hoje tem Ensaio Vip da Mocidade da Nova Corumbá
Tráfico de Drogas
Rapaz de 17 anos é detido com 28 kg de drogas na BR 262
Novos CNPs
Mato Grosso do Sul registra mais de 40 mil MEIs abertos em 2024
Investigação
Policiais tratavam traficantes como chefes e liberaram caminhões sob propina
Salário de 9,9 mil
Com ofertas em MS, Ibama publica edital de concurso com 460 vagas
ANTAQ
Audiência pública discute primeira concessão da Hidrovia do Rio Paraguai no dia 6 de fevereiro
Calendário
Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda
Saúde Pública
Ladário reúne agentes de endemias para planejar ações de combate à dengue

Mais Lidas

Investigação
Policiais tratavam traficantes como chefes e liberaram caminhões sob propina
Saúde Pública
Casos de contaminação e doenças de pele faz prefeitura fechar quadra de areia em Ladário
Folia
Bancada Federal e Governo de MS destinam R$ 700 mil para o Carnaval de Ladário
Salário de 9,9 mil
Com ofertas em MS, Ibama publica edital de concurso com 460 vagas