A corumbaense Juçara Paiva está mais vez defendendo a bandeira do Brasil em campeonato internacional de Basquete Máster. Essa é a quarta participação da atleta em Pan-Americanos, e dessa vez, a disputa acontece no México.
Jogando nas posições de Ala e Armadora, Juçara destaca que apesar do Campeonato ter um nível extremamente forte, está conseguindo desenvolver bem o seu jogo e juntamente com a equipe, ela tem grandes expectativas de chegar na final. "Estamos no inicio do Campeonato, já jogamos contra as seleções do México e Equador, em ambas com vitória!", comemora a atleta.
Não é de hoje que o Capital do Pantanal acompanha a carreira de Juçara, em setembro do ano passado a atleta foi destaque enquanto disputava o Mundial de Basquete Máster na Argentina. Na ocasião, Juçara recordou como se despertou para a prática esportiva ainda menina, aos 11 anos de idade, em Corumbá. Ela conta que desde então se encantou pelo esporte.
"O Padilha foi meu professor e incentivador. Comecei jogando com ele na Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, ganhamos vários campeonatos escolares. Éramos conhecidas como as garotas de Ouro do Professor Padilha. Tempo bom que com certeza ficará eternamente na minha memória e de muitos corumbaenses. Tenho eterna gratidão ao meu Mestre e amigo, professor Padilha", relembra Juçara.
Juçara jogou no time de Corumbá e por muitos anos defendeu o Estado do Mato Grosso do Sul (MS), sendo inclusive campeã Brasileira por MS, passou por times de grandes cidades como São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, até integrar a Seleção Brasileira de Basquete Máster, para atletas com idade acima de 30 anos.
Apesar de toda trajetória, Juçara ainda guarda um sonho. Ela deseja criar um projeto social de basquete em Corumbá para incentivar o esporte entre as crianças e adolescentes da região. "Eu tenho várias ideias para fomentar o basquete de Corumbá e, por isso, estou estudando e cursando Educação Física, para me qualificar como instrutora, técnica e gestora do projeto. Sinto e vejo que minha cidade está carente de profissionais empenhados em formar atletas para competição de alto rendimento. Tenho todo apoio da Federação de Basquete Máster do Brasil e agora preciso do apoio da minha cidade", ressalta Juçara.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.