Um dia antes das eleições para o Governo do Estado, o candidato ao cargo André Puccinelli (MDB) lidera e amplia as intenções de votos. Primeiro colocado, com 31% dos votos válidos, André está 13 pontos percentuais à frente do segundo colocado, cinco a mais com relação ao último levantamento divulgado pelo IPEC.
O levantamento mostrou ainda cenários de segundo turno e em todos André vence dos seus adversários. A pesquisa do Ipec foi divulgada, neste sábado (1º), pela TV Morena, e revela os índices de votos válidos para o cargo de governador de Mato Grosso do Sul.
“É importante ver que poucas horas antes da eleição a população confia no nosso trabalho, meu e da Tania. Nosso projeto é atender os sul-mato-grossenses e solucionar os principais problemas que o Estado está enfrentando. Vamos voltar as obras de infraestrutura, a construção de casas, premiação das escolas, melhorar a qualidade de vida de quem mora aqui”, destacou André.
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, considerando para a base de cálculo do percentual somente os votos atribuídos aos candidatos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Conforme dados do G1MS, o levantamento ouviu 800 pessoas entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro em 28 municípios do Estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) sob o número MS-00268/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº BR-07024/2022.