Menu
quarta, 15 de janeiro de 2025
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Ano letivo de 2025 iniciará com celulares proibidos em sala de aula

Em sala de aula o aparelho só poderá ser usado para fins pedagógicos ou didáticos, com orientação de profissionais da educação

14 janeiro 2025 - 10h38Gesiane S. Lourenço

Desde o ano passado, as escolas do país inteiro se mobilizaram para reduzir drasticamente a presença de smartphones e outros eletrônicos dentro de sala de aula, e neste ano, o tema virou Lei. Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira, 13 de janeiro, a nova lei nacional proíbe o uso de celulares em sala de aula nas redes pública e privada de todo o país. O Governo terá 30 dias para definir as regras para a aplicação, mas o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que as escolas já poderão implementar as regras a partir de fevereiro.

O texto do Projeto de Lei permite o uso dos aparelhos “desde que inseridos no desenvolvimento de atividades didático pedagógicas e devidamente autorizados pelos docentes ou corpo gestor”. Em cerimônia, o presidente ressaltou que a lei é um “ato de coragem”.  “Vários países já aprovaram e outros estão discutindo isso. Porque, no fundo, no fundo, o ser humano nasceu para viver em comunidade” – Lula

Antes da lei federal, pelo menos 12 estados já tinham legislações ou orientações para proibir o uso dos celulares em ambientes escolares: Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Amazonas, Distrito Federal, Maranhão, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Paraná e Tocantins.

Tendência mundial 

Há tempos o assunto é debatido pela comunidade mundial, chegando a ter o termo “brain rot”, que na tradução livre significa algo como “cérebro apodrecido” ou “atrofia cerebral”, escolhido pelo dicionário Oxford como a palavra do ano de 2024. Ele retrata a sensação após passar um tempo rolando a tela em alguma rede social.

Nesse cenário de mudanças e adaptações, educadores defendem a necessidade das famílias dividirem a responsabilidade quanto as orientações sobre o uso do celular. Muitos dos responsáveis defendem que o celular é necessário para que possam falar ou monitorar o filho enquanto estão na escola. 

O uso do celular de 5 a 7 horas por dia em casa também tem consequências para o aprendizado, como mostrou o Pisa de 2023. A pontuação dos estudantes que usam o celular nessa média de tempo foi menor nos testes.

Pesquisas como a do Datafolha mostraram que o uso excessivo da tecnologia foi o principal motivo para que 8 em cada 10 jovens de 15 a 29 anos apresentassem algum problema de saúde mental.

De acordo  com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2024, o uso moderado da tecnologia contribui para melhor desempenho dos alunos em comparação com aqueles que não tiveram nenhum contato com dispositivos tecnológicos.

O que diz a lei?

  • Fica vetado o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos portáteis durante a aula, recreio, no intervalo entre as aulas para todas as etapas de ensino;
  • Em sala de aula o aparelho só poderá ser usado para fins pedagógicos ou didáticos, com orientação de profissionais da educação;
  • O aparelho poderá ser utilizado sem restrições para garantir acessibilidade, inclusão, atender a condições de saúde dos estudantes ou garantir direitos fundamentais.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Nível Superior
Inscrições no processo seletivo da Educação de Ladário encerra nesta quarta-feira, 15
Marinha do Brasil
Barco afunda e cinco pessoas são resgatas à deriva no rio Paraguai
Tem unidade em Corumbá
Multa de R$ 827,3 mil contra empresa de mineração vira hospital veterinário sobre rodas
Mais uma vez
Inscrições no concurso da Embrapa é prorrogada até 17 de janeiro
Produto Cancerígeno
Milhares de pacotes de "pó doce" são entregues para análise na Polícia Federal
Prestação de Serviço
Conserto na rede deixa dois bairros de Corumbá se agua nesta terça-feira, 14
Relatório em construção
Educação de Corumbá corre contra o tempo para melhorar estrutura das escolas municipais
Fake News
Receita esclarece que fiscalização de Pix não afetará os autônomos
Mais de 20 anos
Inscrições para o PCAF da Cidade Dom Bosco ficam abertas até 28 de fevereiro
473 caso em 2 anos
MS é referência nacional no controle da tuberculose dentro e fora das prisões

Mais Lidas

Oportunidade
Ladário abre processo seletivo para nível superior
Marinha do Brasil
Barco afunda e cinco pessoas são resgatas à deriva no rio Paraguai
Pendências
Prefeito busca solução para garantir a construção de 181 casas populares em Corumbá
Ação policial
Homem acusado de agredir esposa e filhos menores é preso com faca
Em procura pela vítima, homem ameaçou a própria mãe e mais duas pessoas