Menu
sexta, 18 de outubro de 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Andorinha_Vai viajar?_Outubro 2024
Geral

Aberta submissão de trabalhos para feiras científicas do IFMS

03 agosto 2022 - 08h25Assessoria IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições gratuitas abertas para os trabalhos a serem apresentados nas feiras científicas da instituição, que ocorrerão presencialmente no mês de outubro, durante a Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) 2022.  
 
As feiras acontecerão em Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel) e contemplam todo o Estado por meio das áreas de abrangência dos campi.  
 
Com o objetivo de estimular novas vocações por meio de projetos de pesquisa criativos e inovadores, podem participar das feiras estudantes dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado, das redes pública e privada, além de ex-alunos do IFMS que concluíram os cursos após novembro do ano passado.  
 
Os trabalhos devem estar relacionados às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística e Artes; Agrárias e Engenharias; ou Multidisciplinar, quando há mais de uma área predominante.  
 
Inscrição

Nessa primeira etapa, que vai até 1° de setembro, deve ser feita pelo orientador do trabalho, utilizando o Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos.  
 
Cada trabalho pode ter um orientador, que precisa ter vínculo empregatício com instituições de ensino ou ser servidor público, e no máximo três (ensino médio) ou cinco estudantes (ensino e fundamental). É possível ainda a inclusão de um coorientador (aluno da graduação, aluno da pós-graduação, técnico-administrativo ou docente).  
 
Inicialmente, é necessário cadastrar informações sobre o orientador e demais autores do projeto e fazer a submissão do resumo expandido, de acordo com o modelo disponibilizado na Central de Seleção.  

Um tutorial, com o passo a passo para fazer a inscrição, está disponível aqui
 
Demais etapas

Até 14 de setembro será divulgado o resultado da primeira etapa. Os trabalhos classificados como “aprovado com correções” deverão ser adequados e encaminhados novamente.  
 
A última etapa consistirá no envio da documentação do trabalho, também pelo Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos, incluindo itens obrigatórios como banner, relatório e caderno de campo. Pode ser feito ainda um vídeo de apresentação, pelos estudantes, sendo sua produção facultativa.  
 
Seleção

A análise da documentação e homologação das inscrições serão realizadas pela comissão organizadora de cada feira.  
 
A avaliação do resumo expandido será realizada por servidores da instituição e pesquisadores credenciados observando aspectos de criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, organização e clareza de ideias, uso adequado do método científico e adequação à norma culta de linguagem.  
 
A previsão é que a relação final dos aprovados para apresentação seja divulgado no dia 26 de setembro.  
 
Avaliação e premiação 

Nas feiras, as comissões avaliadoras serão formadas por professores e pesquisadores de diferentes instituições e áreas de conhecimento.  
 
A avaliação será feita com base em critérios científicos e tecnológicos, o que inclui problema/hipótese, coleta de dados/metodologia, elaboração do projeto, produtos/processos, além do conteúdo, clareza e organização das informações e dados contidos no resumo expandido, banner, relatório e caderno de campo.  
 
A premiação será realizada pelos campi. Os trabalhos premiados serão divulgados no dia 7 de outubro. Todos os autores dos trabalhos receberão certificado de participação. Haverá premiação nas seguintes categorias: 

  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível médio ou técnico integrado de nível médio em cada uma das cinco áreas do conhecimento; 
  • 1º, 2º e 3º lugares dos projetos de nível fundamental em cada uma das cinco áreas do conhecimento; 
  • melhor banner; 
  • melhor relatório de trabalho; 
  • melhor projeto na categoria nível médio/técnico; 
  • melhor projeto na categoria nível fundamental; 
  • melhor projeto na categoria convidados, para trabalhos de outros Estados; 
  • melhor projeto na categoria impacto socioambiental; e 
  • melhor projeto na categoria inovação tecnológica. 
  • Mais informações estão disponíveis na página das feiras do IFMS.  

 
SCT 2022

Anualmente, o Instituto Federal organiza feiras científicas nos campi, como parte da Semana de Ciência e Tecnologia da instituição, que possui atividades simultâneas em suas unidades. Em 2022, o evento vai de 3 a 7 de outubro.  
 
O tema da Semana segue o proposto para o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações: “Bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em ônibus
Casal e menor de idade são presos por tráfico de cocaína em Corumbá
Saúde da Mulher
Unidades de Saúde de Corumbá promovem ações em apoio ao Outubro Rosa
Investimento
MS recebeu 2024 mais de R$ 9,56 milhões para transporte de estudantes de áreas rurais
Economia
Exportação de industrializados alcançou em setembro o melhor resultado em toda a série história
Operação RFB
Boliviano é preso com cápsulas de cocaína nos sapatos e no estômago
Meio Ambiente
Estado vai testar produtos que serão usados no combate aos incêndios florestais
Em andamento
Legislativo corumbaense foi o primeiro do MS a aderir programa de sustentabilidade
Falsa Promessa
BC alerta sobre golpistas que prometem resgate de recursos esquecidos
Seguia para Capital
Mulher de 20 anos é presa com 16kg de maconha na mala
Nova área verde
Projeto de sustentabilidade dá novo uso ao chafariz da Câmara de Corumbá

Mais Lidas

Na Capital
Mulher raspa cabeça, finge câncer e dá golpe de R$ 40 mil na própria família
Paralisação Nacional
Trabalhadores distribuem mandioca para chamar atenção por acordo coletivo com a Embrapa
Prazo final
Clientes de bancos têm até esta quarta para sacar valores esquecidos
Cidade
Furto de fiação elétrica deixa posto de saúde do Popular Velha sem atendimento