Menu
quarta, 02 de abril de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - Novembro 2024
Economia

Importação de frutas e hortaliças aumenta 105% em MS

27 março 2025 - 09h00Gesiane S. Lourenço

Levantamento da Divisão de Mercado e Abastecimento (Dimer) da Ceasa-MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), aponta que em 2024, a importação de produtos como frutas e hortaliças dobrou no Estado. No ano passado, MS recebeu 1.044 toneladas, um aumento de 105% em relação à quantidade de produtos importados em 2023, quando 507 toneladas de frutas e legumes estrangeiros chegaram à Ceasa-MS.

O produto mais importado foi a maçã. No ano passado, os permissionários da Ceasa trouxeram 536 toneladas de variedades da fruta da Itália, Chile, Portugal e Argentina. Em seguida, no ranking, estão o alho (217 toneladas) e a pera (111 toneladas), importados da Argentina e Espanha.

Entre as variedades importadas da pera, por exemplo, o destaque vai para a Pera Asiática Singo Pear Premium, conhecida pela doçura e um formato semelhante ao da maça. 

Da Argentina também vieram 160 quilos de cereja e 58 quilos de figo. Em 2024, a Ceasa recebeu até kiwi (20 toneladas) vindo da Grécia. Na lista de 11 produtos importados para a Ceasa, apenas dois eram hortaliças: além do alho, também foram trazidas 26 toneladas de cebola do exterior.

A Itália é o país que mais enviou frutas para a Ceasa. Em 2024, foram 364 toneladas, seguida pela Argentina (241 toneladas) e pela Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), que encaminhou 119 toneladas de produtos importados para a Ceasa.

Com 217 toneladas, o alho ocupa o 2º lugar no ranking dos produtos alimentícios mais importados. Foto: Divulgação

No total, os permissionários da Ceasa adquiriram 116 toneladas de produtos do Chile, 90 toneladas da Espanha, 70 toneladas de Portugal e 20 toneladas da Grécia em 2024.

Pitaya, Mangostim, Rambutã, Nêspera, Physalis e Mirtilo são algumas das frutas exóticas importadas de diferentes partes do mundo e que também são fornecidas pela CEASA/MS para os supermercados e hortifrútis do estado.

Total comercializado

Os produtos importados de outros estados e do exterior totalizaram 188 mil toneladas, ou seja, 86,83% do que foi comercializado na Ceasa em 2024. No ano passado, os permissionários e produtores rurais que atuam na instituição comercializaram um total de 216 mil toneladas de hortifrutigranjeiros, número 3,1% superior em comparação ao volume comercializado em 2023.

São Paulo é o maior fornecedor de mercadorias para a Ceasa, com 64 mil toneladas, seguido de Minas Gerais, com 32 mil toneladas, e Mato Grosso do Sul, com 28,5 mil toneladas de produtos comercializados na Ceasa no ano passado. *Com informações da Comunicação da Ceasa-MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

Economia
Capaz de gerar por dia 7 milhões de m³ de biometano, MS é uma das potências em energia limpa
economia
Declaração pré-preenchida completa do Imposto de Renda está disponível
Economia
Crescimento meteórico: como o Pix se transformou no método de pagamento mais utilizado no Brasil
economia
Corumbá e Ladário devem movimentar R$ 22,5 Milhões na Páscoa de 2025
Economia
Servidores do Estado poderão comprometer até 15% do salário com cartão consignado
Economia
Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda
Economia
Recorde: MS registra saldo positivo de 8.333 empregos formais em fevereiro
Economia
Alta mundial do cacau impacta custos do chocolate e vendas da Páscoa
Economia
Servidores de Corumbá têm salário de março antecipado
Economia
Abate de novilhos cresceu 112% nos últimos anos em Mato Grosso do Sul

Mais Lidas

geral
Prefeitura de Corumbá empossa 30 aprovados em concurso público
cultura
Talento do Moinho Cultural participa de turnê da Nova Orquestra em MG
Prestação de Serviço
Caminhão arrebenta fiação no centro e moradores estão a quase 24 horas sem luz
Política
Munir cumpre promessa de campanha e leva estrutura da prefeitura para as ruas