Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) em parceria com o Sebrae/MS, aponta que a movimentação econômica gerada pelo Dia das Mães sofrerá queda comparado ao registrado em 2024. Em mato Grosso do Sul, a estimativa é que a movimentação atinja R$ 448,30 milhões, montante 5% menor do que no ano passado. Apesar da redução estimada, o comércio se mantém otimista porque em 2025, o número de pessoas que afirmaram que vão presentear a figura materna (75,93%) é maior do que no ano passado (71,16%).
Em Corumbá e Ladário, a previsão também é de queda. Dados da pesquisa apontam que entre compras e comemorações, o Dia das Mães deve movimentar R$ 19.149.014 no comércio local dos dois municípios. Entre os entrevistados, 67,04% afirmaram que desejam presentear suas mães e 68,54% desejam comemorar de alguma forma. Os que pretendem comprar presentes, planejam gastar valor médio de R$ 201,96, já os que irão celebrar a data com comemorações, gastarão em média R$ 196,45. Em 2024, a movimentação econômica para a data no comércio da região foi de R$ 26.258.187,00.
Apesar dos consumidores estarem mais cautelosos, a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, diz que o cenário no estado é positivo. "Entre comemoração e presentes, a previsão é que o gasto médio gire em torno de R$ 420,78. O Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio”.
Entre os presentes mais citados estão sapatos (24%), bolsas e acessórios (23%), e perfumes e cosméticos (23%), sendo que a maioria das compras será realizada no centro das cidades.
Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, a pesquisa revela que a qualidade do produto é o principal fator que influencia a decisão de compra, sendo mencionada por 77% dos entrevistados. Outro aspecto relevante são as condições de pagamento: 74% dos consumidores demonstraram preferência por descontos na compra à vista, enquanto 30% optaram pelo parcelamento no cartão de crédito. Esses dados mostram que tanto a qualidade, quanto às facilidades de pagamento são determinantes para o comportamento do consumidor e devem ser considerados com atenção pelo varejo.
“O panorama oferece informações valiosas para que os empresários de Mato Grosso do Sul possam planejar as estratégias de vendas, desde a escolha dos produtos a serem oferecidos, até as formas de pagamento e experiência de compra dos diferentes canais. A valorização da qualidade, a atenção às preferências das mães e a oferta de condições de pagamento atrativas podem ser diferenciais importantes para o sucesso das vendas nesse período”, destacou Maciel.
A pesquisa foi realizada entre os dias 01 e 08 de abril nas cidades de Bonito, Campo Grande, Corumbá, Ladário, Coxim, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.
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Perfume é a escolha apontada por 23% dos entrevistados na pesquisa de intenção de compras para o Dia das Mães deste ano. (Foto: Rah Garcia)


