Como uma das datas mais esperadas pelo comércio, a Páscoa também é oportunidade de aumentar o faturamento de empreendedores que trabalham com chocolate artesanal. Neste ano, o aumento no preço do cacau, cerca de 180% no acumulado dos últimos dois anos, refletiu diretamente no preço final dos ovos de chocolate, principal produto da data.
O preço elevado da fruta, matéria prima na produção do chocolate, implica não somente às grandes fábricas, mas também nos pequenos empreendedores. Em ladário, Cléa Fernandes sentiu essa diferença em todos os itens utilizados na produção dos produtos do cardápio de Páscoa. "Os valores aumentaram absurdamente em tudo, precisei fazer muitos ajustes para que não impactasse tanto no bolso dos meus clientes e nas minhas vendas, mas sempre prezando pela qualidade dos produtos", ressalta a empreendedora.
Cléa é natural da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, porém, como esposa de militar que foi transferido para Ladário, já reside em terras pantaneiras há 12 anos. "Somos apaixonados por esse Pantanal, que nos acolheu tão bem", diz a empreendedora especialista em brownies desde 2021, quando encontrou nos doces uma forma de empreender em casa, conciliando suas responsabilidades como mãe e esposa.
Como boa empreendedora, Cléa tem expandido seu negócio aos poucos e com consciência. Ela começou pequeno, utilizando o que tinha disponível na cozinha de casa e hoje, conseguiu equipar uma pequena fábrica para sua empresa, Brownie da Cléa, onde produz suas delícias diariamente. Seus doces estão à venda por toda cidade, em restaurantes, mercados de bairro, farmácias e conveniências. Além dos pontos de venda, ela também oferece serviço de delivery e take out, quando o próprio cliente busca sua encomenda.
Ovo Supremo é o carro-chefe do cardápio de Páscoa da Brownie da Cléa. Foto: Arquivo PessoalNessa época de Páscoa, Cléa conta que os pedidos aumentam em média 80%, comparado com um mês tradicional de trabalho. Com a rotina de produção intensa, Cléa se desdobra para manter a relação de confiança que construiu com seus clientes,. Ea conta que nesse ano, seus Ovos de Páscoa percorreram distâncias de até 2.500 km para chegar aos que já se mudaram de Ladário, mas continuam fiéis compradores. "Tenho uma cliente que diz: 'o Brownie da Cléa não é só do Pantanal, é do Brasil todo!", fala a empreendedora.
Como especialista em brownie, Cleia criou um Ovo de Páscoa com a casca da famosa sobremesa norte americana, que se tornou o carro-chefe do cardápio temático. O Ovo Supremo, com casca de Brownie, tem recheio de brigadeiro ou ninho, muita Nutella, morangos, bombons Ferrero Rocher e Kinder Bueno. Com todos esses ingredientes deliciosos, é fácil entender porque o item é o queridinho da clientela.
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Cléa aumenta sua produção em 80% durante a Páscoa. (Foto: Arquivo Pessoal)


