Menu
sábado, 12 de abril de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - Novembro 2024
Cultura

"Reviva 14" nasce com a missão de tirar artistas ladarenses do anonimato

05 abril 2025 - 10h54Gesiane S. Lourenço

A Feira Cultural Reviva 14, que acontece neste sábado, 04 de abril, a partir das 18 horas, na principal avenida de Ladário, nasce com a missão de não somente fomentar a cultura local, "mas revelar talentos e tirar os artistas ladarenses do anonimato", assim disse o presidente da Fundação de Cultural, Francisco de Siqueira, em entrevista do Capital do Pantanal. 

Francisco destaca que as "antigas gestões deixaram os artistas locais de lado, e por isso a proposta é valorizar esses artistas para que comunidade os conheçam e comprem seus produtos, fomentando também a economia local", destaca.

Nesta primeira edição da Feira Reviva 14, os ladarenses terão uma experiência completa com música, dança, literatura, artesanato e gastronomia. Entre as atrações musicais estão Dora Arruda, uma intérprete ladarense e o trio de Campo Grande, Sampri, atração regional conhecida e adorada em todo o Estado.

Francisco revela que a Feira irá integrar o calendário da cidade como um evento mensal, para valorizar os talentos da casa e movimentar o cenário cultural e econômico de Ladário, que até então não oferecia opções de lazer ou cultura para seus moradores. 

chico secretario de culturaFrancisco Siqueira (ao centro), presidente da Fundação de Cultura, afirma que a gestão do prefeito Munir defende uma cultura com oportunidade para todas as vertentes da arte. Foto: Capital do Pantanal 

Desde que assumiu a pasta na gestão do prefeito Munir Ramunieh, Francisco afirma que tem trabalhado incansavelmente, junto com sua equipe, para formar um cadastro ativo dos agentes culturais do município. "O cenário encontrado, deixado pela antiga gestão, é realmente triste, não havia nenhum mapeamento cultural. A equipe da Fundação, que é bastante reduzida, está indo de encontro desses agentes culturais e ouvindo essa classe tão esquecida".

Chico destaca ainda que em dezembro do ano passado, a antiga gestão perdeu um recurso de R$ 300.000,00 da Lei Paulo Gustavo. "Dinheiro esse que era para chegar até os artista locais. Isso é muito triste! É uma total falta de planejamento e falta de atenção com a classe artística local", reclama o presidente da Fundação. 

Após a realização de um Carnaval histórico promovido por Ladário, Francisco sabe que a expectativa pelos próximos eventos só aumenta. "O ladarense pode esperar o melhor. É essa a proposta do Prefeito Munir e da Fundação Municipal de Cultura, queremos promover uma cultura dinâmica, com oportunidade para todas as vertentes da arte", diz Francisco, que ainda destaca a busca da Fundação pela captação de recursos junto ao Governo do Estado e Iphan para valorizar os patrimônios de Ladário.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Grupo de dança leva apresentações e oficinas para zona rural de Corumbá
cultura
Mulher que faz a diferença: Márcia Rolon e os 20 anos do Moinho Cultural
Cultura
LIBLOC e União dos Cordões Carnavalescos são homenageados na Câmara
Cultura
Prêmio Helô Urt destaca personalidades que valorizam atuação feminina em Corumbá
Cultura
Encontro promove integração e debate sobre educação e cultura nas fronteiras
Cultura
O céu dentro de mim: jornalista lança livro após tragédia em que perdeu o filho e companheiro
cultura
Circo do Mato leva teatro e vivências a cinco cidades de MS
Cultura
Prefeito discute participação do Perifeirarte no Festival América do Sul
cultura
Talento do Moinho Cultural participa de turnê da Nova Orquestra em MG
cultura
Comunidades quilombolas recebem apoio para ampliar geração de renda

Mais Lidas

Turismo
Afroturismo dá visibilidade para ancestralidade negra de Corumbá
Economia
Associação de artesãos em Corumbá fortalece empreendedorismo no Pantanal
Segurança
Exército destrói rotas clandestinas do tráfico de drogas na fronteira
Política
MP investiga possível desvio de R$ 1,9 mi do Fundo da Procuradoria de Corumbá em 2023