O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) completa, neste dia 30 de março, seus 23 anos de fundação em Corumbá (MS). Para celebrar, a equipe desenvolveu uma programação cultural e de conservação em parceria com diversos parceiros, com o objetivo de valorizar o Pantanal e alertar sobre a necessidade de ações emergenciais para mitigar as mudanças climáticas.
Entre os dias 27 e 30 de março, as atividades ocorrerão no Memorial Homem Pantaneiro (Ladeira José Bonifácio, 172, Porto Geral), no Centro de Convenções do Pantanal (Porto Geral de Corumbá) e na CEMEI Miriam Mendes.
São parceiros nas atividades a Escola SESI Franca, com a equipe de robótica TupiTech; a Prefeitura de Corumbá, com a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Fundação de Turismo do Pantanal e a Secretaria Municipal de Educação, além da Documenta Pantanal e Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. O Memorial Homem Pantaneiro tem sua nova exposição permanente por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, autarquia do governo do Estado, e parceria do Instituto Aegea/Ambiental MS Pantanal, ISA Energia Brasil, Hinove e Fort Atacadista.
Ângelo Rabelo, fundador e diretor-presidente do IHP, destaca que o trabalho do instituto busca ser inovador para apoiar a conservação do Pantanal: "Temos diante de nós grandes desafios para a recuperação e conservação do Pantanal. Precisamos garantir a valorização dos conhecimentos das pantaneiras e dos pantaneiros, que vêm garantindo a proteção do Pantanal ao longo de séculos. Também temos que incluir a tecnologia para garantir a conservação desse valoroso território."
Todas as atividades realizadas no Memorial Homem Pantaneiro e no Centro de Convenções de Corumbá podem ser visitadas pelo público em geral, com entrada gratuita.
Programação
27/03 (quinta-feira) – Palestra sobre a importância da biodiversidade e necessidade de plantio para restauração do Pantanal
Escola do SESI Corumbá – equipe oficial de robótica TupiTech
Horário: 08h00 às 11h00.
Local: Memorial Homem Pantaneiro e CEMEI Miriam Mendes (bairro Guató)
28/03 (sexta-feira) – Painel comemorativo 23 anos IHP – Feira científica de conhecimento sobre o trabalho de monitoramento da biodiversidade
Escolas municipais Cyríaco de Toledo, Tilma Fernandes Veiga e Luiz Feitosa, Instituto Moinho Cultural Sul-Americano
Horários: 08h00 às 11h00 • 13h30 às 16h30
Local: Memorial Homem Pantaneiro e Centro de Convenções do Pantanal.
29/03 (sábado) – Cine Pantanal com exibição de documentários “Jaguaretê-Avá” (Lawrence Wahba) e “Pantanal: Paraíso Restaurável – Assoreamento” (Sandro Kakabadze).
Horários: 08h00 às 11h00 • 15h30 às 17h00
Local: Memorial Homem Pantaneiro.
30/03 (domingo) – IHP 23 anos – Quebra Torto com Elas! – Espaço para discussão e valorização da mulher pantaneira
Mulheres que são líderes no Pantanal em diferentes setores terão um evento exclusivo para debater e gerar conhecimento sobre a valorização da mulher pantaneira.
Horários: 09h00 às 11h00
Local: Memorial Homem Pantaneiro
Créditos de biodiversidade
Para começar as atividades alusivas ao aniversário do IHP, houve o lançamento da emissão de créditos de biodiversidade, em evento realizado pelo governo de Mato Grosso do Sul, via Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, no dia 21/3, em Campo Grande, com a presença do governador Eduardo Riedel, além do titular da SEMADESC, Jaime Verruck, o secretário-executivo de Meio Ambiente, Artur Falcette, além de Lucas Galvan (coordenador técnico da FAMASUL), Cláudio Mendonça (superintendente do SEBRAE/MS), Robson Del Casale (diretor de sustentabilidade da FIEMS), além do sócio-diretor da Vert Ecotech (Fazenda Cristal), Milton Insuela Jr..
Sobre o IHP
O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local. Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Patrícia Gonzalez destaca propostas apresentadas na Audiência do Festival América do Sul

Audiência Pública confirma realização do Festival América do Sul em Maio

No mês em que completa oito anos, Cia de Dança do Pantanal se apresenta na Capital

Gett celebra o Dia do Teatro e Do Circo com ação na Apae Corumbá

Audiência pública debate edição 2025 do Festival América do Sul nesta 6ª feira, dia 28

Agência de Afroturismo de Corumbá confirma participação na 1ª Conferência do setor em MS
Sarau Cultural da Diversidade celebra inclusão e respeito em Corumbá
A programação começa às 19h30 na Oficina da Dança, com atrações culturais e serviços para a população
CulturaSampri, Dora Arruda e Urbe são atrações da Feira Cultural "Reviva 14" em Ladário

Consultores da Unesco e Iphan vistoriam prédios históricos de Corumbá
