A Cia de Dança do Pantanal celebra oito anos de história levando arte, identidade e cultura pelo Brasil e pelo mundo. E, para marcar essa importante trajetória, o grupo realiza uma apresentação gratuita no Campão Cultural, em Campo Grande. O público terá a oportunidade de assistir ao espetáculo Janela do Dia, uma montagem que convida a refletir sobre a importância de olhar para o horizonte e abraçar as possibilidades que o presente nos oferece. A apresentação acontece no sábado (29), na Concha Acústica Helena Meirelles no Parque das Nações Indígenas, a partir das 18h.
Com direção artística de Márcia Rolon, coreografia assinada por Wellington Julio e trilha sonora da compositora Renata Rosa, o espetáculo apresenta um olhar sensível sobre o cotidiano, ressaltando que cada amanhecer é um convite para renovar as esperanças e deixar para trás as preocupações do passado. No palco, os intérpretes-criadores Agustin Salcedo, Aline Espiírito Santo, Izabelle Paiva, Kelven Alex, Luz Coelho, Marcos Souza, Nayara Conceição e Núbia Santos dão vida a essa narrativa através do movimento e da expressividade corporal.
Oito anos de história e uma caminhada promissora
A Cia de Dança do Pantanal nasceu em 2017, fruto do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, um projeto que teve origem na Mostra Corumbá – Santuário Ecológico da Dança. Desde então, a companhia tem sido um verdadeiro palco para jovens talentos, promovendo a dança como uma ferramenta de transformação social e cultural. Para Márcia Rolon, diretora-executiva do Moinho Cultural, esse aniversário marca apenas o início de uma trajetória ainda mais grandiosa:
"Criamos a Cia de Dança do Pantanal com crianças que sonhavam em pisar no palco. Hoje, estamos levando o Pantanal, este bioma tão rico e as nossas complexidades fronteiriças, para o mundo. Completar oito anos é dar início a uma caminhada que esperamos que seja longa, brilhante e que inspire mais pessoas a acreditar e apoiar nossa jornada", destacou.
Para Núbia Santos, bailarina que faz parte da Cia desde a sua fundação, a data tem um significado especial. "É como a realização de um sonho porque eu vi a Cia de Dança do Pantanal nascer. Eu ouvia a Márcia contar sobre o quanto seria importante o Moinho ter uma companhia de dança profissional, e isso torna tudo ainda mais especial porque eu sou fruto desse projeto. Hoje, quando olho para trás e vejo todo o caminho percorrido, percebo que fizemos história. A Cia é algo único para o estado, um produto real que entrega um trabalho potente, digno de ser visto pelo mundo. Amo fazer parte dessa história e levar a dança, que é o meu grande amor, junto com a Cia", afirmou a bailarina.

A dança também tem um papel essencial na vida dos artistas que integram a companhia, como destaca a bailarina e professora da Cia, Taiandi Moraes. "Falar da Cia de Dança do Pantanal é falar da dança na minha vida. Se tornou um meio de autodescoberta, crescimento pessoal, conexão com outras pessoas e com o outro. Explorar emoções, expressar a individualidade e, acima de tudo, aprender a persistir. A existência dessa Cia é fundamental, principalmente para as novas gerações que estão chegando", lembrou.
De acordo com Márcia Rolon, a continuidade e expansão da Cia de Dança do Pantanal só são possíveis graças ao apoio de diversos parceiros que acreditam na força transformadora da arte. A Companhia conta com o suporte do Instituto Cultural Vale, do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Neste ano, com o incentivo exclusivo via Pronac, a Cia também passou a contar com novos patrocinadores: JMacedo, BTG Pactual e Too Seguros.
Serviço:
Evento: Campão Cultural – Espetáculo "Janela do Dia"
Local: Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande (MS)
Quando: Sábado (29), às 18h
Entrada: Gratuita
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Comunidades quilombolas recebem apoio para ampliar geração de renda

Sarau celebra diversidade e oportuniza acesso à saúde, educação e habitação em Corumbá

Patrícia Gonzalez destaca propostas apresentadas na Audiência do Festival América do Sul

Audiência Pública confirma realização do Festival América do Sul em Maio

Gett celebra o Dia do Teatro e Do Circo com ação na Apae Corumbá

Audiência pública debate edição 2025 do Festival América do Sul nesta 6ª feira, dia 28

Agência de Afroturismo de Corumbá confirma participação na 1ª Conferência do setor em MS
